PUBLICIDADE

PE terá 140 km de fibra ótica em corredores do BRT e metrô

A partir de fevereiro do próximo ano, Pernambuco terá 140 quilômetros de fibra ótica instalada nos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste do BRT e na malha metroviária do Recife. Isso significa dizer que o estado vai ganhar infraestrutura para ampliar a sua conectividade, o que pode ter como consequência mais relevante a melhoria da segurança nos sistemas de transporte.

“A infraestrutura permitirá a transmissão de informações das câmaras de videomonitoramento com o Centro Integrado de Operações de Defesa Social [Ciods]”, destacou o secretário das Cidades, Francisco Papaléo. Atualmente, o Ciods precisa recorrer ao material gravado para ter acesso às imagens. A malha de fibra ótica também será conectada com a Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI).

A instalação é resultado de convênios de cooperação técnica assinados, sexta-feira (15), pelo o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, em cerimônia realizada em Pernambuco, com a participação do governador Paulo Câmara. Os dois convênios entre a Telebrás, o Grande Recife Consórcio de Transportes (GRCT) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) somam um investimento de R$ 15 milhões da Telebrás. “Vamos ter uma melhor utilização de câmeras de segurança e melhoria do serviço para o usuário”, apontou Câmara.

A fibra ótica no metrô beneficiará 14 terminais de ônibus integrados ao sistema de trilhos. Os trechos contemplados na malha metroviária são Garapú/Massangana/Suape e Cajueiro Seco/ Curado. Todas as 41 estações dos dois corredores do BRT serão beneficiadas. A Telebrás realizará as obras, por meio da empresa Mobtelecom, dentro do seu plano de expansão do acesso à internet banda larga.

“Nós não vendemos ao usuário final, mas podemos comercializar para os provedores locais, a partir da instalação da infraestrutura. Como nosso preço de internet é mais competitivo, os provedores locais compram mais barato e vendem mais barato, ou seja, em média, nos locais onde a Telebrás instala fibra ótica a internet fica até 50% mais barata para o consumidor final”, explicou o gerente de relacionamentos da Telebrás, Hélcio Vieira.

Além disso, Vieira explicou que a instalação também beneficiará as empresas às margens do sistema, como a Jeep. A fibra ótica ainda pode ajudar a desengavetar o programa que permitiria o acompanhamento dos horários de chegada dos ônibus em tempo real para os passageiros, debatido desde o governo Eduardo Campos. Os terminais de BRT, inclusive, já possuem os letreiros para divulgação das informações, mas até agora eles permanecem inutilizados.

AM-FM


Durante a visita do ministro Kassab, ainda foi assinado um protocolo de intenções para mudança das bandas das rádios do estado de AM para FM, que vai beneficiar 37 rádios do Agreste e Sertão. “Até o fim do ano esperamos concluir mil migrações em todo o país”, informou o ministro. “Além da melhor qualidade de transmissão e de serviço aos ouvintes, isso significa redução de custo das operações, o que reverbera em mais capacidade de pagamento aos funcionários, novas contratações e investimentos”, informou.

 

 Fonte: Folha Pernambuco

PUBLICIDADE