PUBLICIDADE

Prefeitura de Sorocaba homologa licitação do BRT

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias da Administração (Sead) e Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob), homologou nesta terça-feira (17), a licitação para a implantação e Operação do Sistema Bus Rapid Transit (BRT). A vencedora do certame é o Consórcio BRT Sorocaba.

A próxima etapa, conforme o edital, será a convocação da empresa para a assinatura de contrato, o que deve ocorrer num prazo de 60 dias, prorrogáveis por mais 30, a critério da Prefeitura. Com o contrato assinado, tem início a fase de elaboração dos projetos.

A apresentação da proposta de valor foi apresentada na última quarta-feira (11), com a tarifa de remuneração de R$ 4,43 por passageiro transportado, o que atende ao limite estimado pela Administração Municipal.

O consórcio é composto por cinco empresas: Terra Transportes, Construções e Participações Eireli; CS Brasil Transportes de Passageiros e Serviços Ambientais; Pinese Vieira Ltda.; Comaro Engenharia Ltda. e FBS Construção e Pavimentação S.A.

Para a implantação do Sistema BRT, que funcionará em conjunto ao modelo atual de transporte público, está prevista a construção de 28 estações e mais 04 de integração, 96 abrigos de parada, 03 terminais, pátio de estacionamento e manutenção do BRT, além da implantação de corredores bidirecionais exclusivos para ônibus.

Para execução do projeto será necessária a desapropriação de 16 imóveis, no valor total de R$ 24,4 milhões. O Consórcio BRT Sorocaba também estará responsável por 17 linhas no eixo BRT e deverá operar com uma frota de 125 ônibus, incluindo a quantidade reserva. A previsão é de que entre 150 mil e 180 mil usuários do transporte coletivo poderão ser atendidos pelo sistema alimentador diariamente. O tempo de viagem terá uma redução da ordem de 20%.

Fonte: Jornal Ipanema 

PUBLICIDADE