PUBLICIDADE

São Paulo (SP)

São Paulo possui cerca de 17 milhões de pessoas, se somados aos municípios vizinhos, tem o Sistema Municipal de Transporte composto por uma rede integrada que permite a racionalização do uso dos meios de transporte como um deslocamento mais rápido. Atualmente, a cidade possui 10 corredores exclusivos para ônibus, sendo que o Expresso Tiradentes é considerado um sistema BRT.

Na região metropolitana, cerca de 55% das viagens motorizadas são feitas em transporte coletivo, num total de 6 milhões de passageiros transportados por dia útil. O sistema é operado por 16 consórcios, formados por empresas e cooperativas, responsáveis pela operação de 15 mil veículos em mais de 1.300 linhas.



EM OPERAÇÃO
O primeiro sistema de BRT implantado com sucesso foi o Corredor Metropolitano São Mateus - Jabaquara, inaugurado em 1988. Anos depois, a Prefeitura de São Paulo, na gestão do prefeito Celso Pitta, concebeu um projeto de sistema BRT sob o nome de "Fura-Fila", rebatizado por Marta Suplicy por "Paulistão" e por José Serra de "Corredor Expresso Parque D. Pedro - Cidade Tiradentes", ou somente, "Expresso Tiradentes".

Saiba um pouco mais dos corredores de BRT de São Paulo


EXPRESSO TIRADENTES
O Expresso Tiradentes é um corredor exclusivo de ônibus com 33 quilômetros de extensão ligando o Parque D. Pedro II à Cidade Tiradentes, zona Leste da cidade. O primeiro trecho de 8 quilômetros, inaugurado em março de 2007, liga o Terminal Sacomã à Estação Mercado, no Parque D. Pedro II, centro de São Paulo. Atualmente, o corredor tem 12 quilômetros de extensão.

Os ônibus saem a cada três minutos, e percorrem numa velocidade comercial de 35,9 km/h em via elevada que segue o mesmo trajeto das Avenidas das Juntas Provisórias e do Estado. Atende cerca de 40 mil passageiros por dia que circulam entre as quatro estações e dois terminais de integração do BRT.



O Expresso Tiradentes permite a integração dos usuários vindos do ABC terão direito a utilizar qualquer linha da SPTrans que estiver integrada ao Terminal Sacomã, ou que passa próximo do Terminal, sem pagar outra tarifa. O Bilhete Único cadastrado da SPTrans propicia o direito de integração gratuita com outras linhas municipais no período de duas horas, no sentido Capital - ABC.


QUEM CUIDA DESSE SISTEMA?
São Paulo Transportes (SPTrans)
Telefone: 156
Site: http://www.sptrans.com.br/

PUBLICIDADE

Sub-categorias