PUBLICIDADE

São Paulo (SP)

A cidade de São Paulo conta, atualmente, com um sistema BRT: o Expresso Tiradentes. Ele é operado com uma frota de 87 ônibus nos dias úteis para as linhas base e 21 nas linhas de atendimento. No total, seis linhas utilizam o sistema, que opera com veículos articulados e biarticulados acessíveis, com ar condicionado, wi-fi e tomada USB. O sistema tem a extensão total de 9,7 km e sua velocidade média nos dias úteis no sentido bairro/centro é de 47,25 km/h e no sentido centro/bairro é de 41,24 km/h (no trecho segregado). 



EM OPERAÇÃO

Em 2007, foi inaugurado o eixo sudeste do corredor com o nome de Expresso Tiradentes, que liga o centro da cidade (Terminal Mercado) ao Terminal Sacomã. Dois anos depois, teve início a operação da estação Alberto Lion e foi inaugurado o trecho do corredor Expresso Tiradentes que liga o Terminal Mercado à Vila Prudente. 

 

Atualmente, o sistema faz integração física e tarifária com toda a rede de linhas de ônibus municipais e com a rede metroferroviária. Antes da implantação do sistema, o tempo de viagem entre o mesmo trajeto era de aproximadamente 50 minutos, sendo que atualmente o deslocamento leva, em média, 15 minutos.

 

Saiba um pouco mais dos corredores de BRT de São Paulo


EXPRESSO TIRADENTES

O Expresso Tiradentes é um corredor exclusivo de ônibus com 12 quilômetros de extensão.  O usuário pode utilizar o Bilhete Único no sistema da mesma forma que utiliza em toda a cidade. Seu trajeto tem início no Terminal Mercado (Centro) e o corredor se divide em duas variantes: uma em direção ao Terminal Sacomã e outra em direção ao Terminal Vila Prudente. A média de passageiros que utilizam o Expresso Tiradentes é de 94 mil por dia útil. Já o valor da passagem é de R$ 3,80, o mesmo da rede de ônibus do município de São Paulo.

 



QUEM CUIDA DESSE SISTEMA?
São Paulo Transportes (SPTrans)
Telefone: 156
Site: http://www.sptrans.com.br/

 

Fonte: São Paulo Transportes (SPTrans)

*ATUALIZADO EM JULHO DE 2017

PUBLICIDADE

Sub-categorias