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BRT TransCarioca

Para a implantação do Corredor TransCarioca a maior parte dos recursos tem como fonte o governo federal. A contrapartida dos governos estadual e Municipal será de R$200 milhões. As obras iniciaram em março de 2011, com recursos municipais. As desapropriações necessárias à implantação do corredor terão recurso da ordem de R$300 milhões.

O Corredor TransCarioca será uma das principais ligações entre o Aeroporto Internacional Tom Jobim e a Barra da Tijuca e atenderá a outros bairros como Madureira e Penha, importantes regiões da cidade. Os projetos básicos e executivos foram concluídos e as obras contratadas em março de 2011. O projeto operacional prevê um sistema tronco-alimentado.

A previsão é de que o TransCarioca tenha três terminais de integração e 39 estações, com distância média entre elas de 812,5m. No trecho, a velocidade atual é de 17 km/h, mas, a expectativa é que o corredor passe a operar a 29 km/h. Também são previstas medidas de melhoria da acessibilidade, com o alargamento das vias para os automóveis (inclusive viadutos). No projeto está previsto a construção de nove pontes, dois mergulhões e dez viadutos.

 

Status do BRT

Projeto básico/executivo  Concluído

Edital de licitação  Concluído

Obras  Em andamento desde março de 2011

Início da operação  Previsto para junho de 2014

 

FICHA TÉCNICA

Nome do BRT  TransCarioca

Bairro/Cidade/UF Aeroporto Internacional Tom Jobim, Barra da Tijuca, Madureira e Penha

Extensão (Km) 39 km

Capacidade 500 mil por dia

Frota operacional 250 articulados

Estimativa de atendimento 50 mil por hora/pico

Características do serviço 39 estações com distância média entre elas de 812,5m

Terminais de integração (quantidade) 3 terminais

Benefícios Rapidez, conforto, pagamento antecipado

Custo R$ 1.833,60 bilhão

Fonte de custeio PAC da Copa e contrapartidas

Quanto já foi investido  R$ 374,72 milhões

Consórcio  Consórcio TransCarioca (Delta Construções E Andrade Gutierrez)

 

Fontes: Portal da Transparência, Fetranspor e Caderno Térnico de BRT - NTU


Atualizado: 22 de abril de 2014

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