BRT TransBrasil

O BRT TransBrasil será uma importante conexão da Baixada Fluminense (vias alimentadoras) e o centro do Rio de Janeiro. O projeto básico está concluído. O edital de licitação das obras tem previsão de contratação das obras para 2012. O TransBrasil terá 4 terminais de integração e 28, com distância média entre elas de 1.350m. Com a implantação dos corredores, a velocidade operacional dos ônibus será maior. No trecho de implantação do Corredor TransBrasil a velocidade atual dos ônibus é de 23km/h, mas existe a expectativa que o corredor passará a operar a 36km/h.

O Governo Federal anunciou a liberação do financiamento para a execução da obra, orçada em R$ 1,3 bilhão. A previsão é de que as obras durem 36 meses. O corredor terá 32 quilômetros, com quatro terminais, 28 estações e 15 passarelas. A expectativa é de que sejam atendidos 900 mil passageiros por dia, sendo o BRT que provavelmente terá maior demanda entre todos já projetados e implantados no mundo.

Fazem ainda parte do projeto mais de 30 mil metros quadrados de pontes e viadutos, o alargamento das pistas laterais da Av. Brasil entre de Irajá e Guadalupe e a construção de um mergulhão de acesso ao Aeroporto Santos Dumont, preservando o patrimônio paisagístico do Aterro do Flamengo.

Status do BRT

Projeto básico/executivo  Concluído

Edital de licitação  Sem previsão

Obras  Sem previsão

Início da operação  Sem previsão

 

FICHA TÉCNICA

Nome do BRT  TransBrasil

Bairro/Cidade/UF  Avenida Brasil, desde Deodoro até o Aeroporto Santos Dumont

Extensão (Km) 32 km

Capacidade  1 milhão por dia

Frota operacional 450 articulados

Estimativa de atendimento  110 mil hora/pico

Características do serviço 28 estações com distância média entre elas de 1.350 m

Terminais de integração  4 terminais

Benefícios conforto aos passageiros; redução do tempo de espera; redução do tempo de viagem; e revitalização de vias e acessos

Custo R$ 1,13 bilhão

Fonte de custeio  PAC Mobilidade Grandes Cidades

Quanto já foi investido  -

Consórcio -

Fontes: Prefeitura do Rio de Janeiro e Caderno Térnico de BRT - NTU

Atualizado: 22 de abril de 2014