PUBLICIDADE

Belo Horizonte (MG)

O Projeto do Sistema BRT MOVE é uma das ações do PlanMob-BH para incentivar o uso do transporte coletivo, garantindo um serviço de maior qualidade e uma cidade mais sustentável. Os usuários podem contar com mais possibilidades de destinos através da troca entre linhas nas Estações de Integração e de Transferência, sem pagar mais por isso. Belo Horizonte conta atualmente com três sistemas, os corredores Antônio Carlos/Pedro I, Cristiano Machado e na Área Central.


 Adão de Souza

 

EM OPERAÇÃO

A implantação do sistema Move, foi iniciado em março de 2014, com ônibus novos, ar condicionado, maiores e mais modernos, operando em sua capacidade máxima de eficiência, com agilidade e conforto, transportando diariamente meio milhão de usuários. A capital mineira conta com uma frota de 428 ônibus, sendo 192 articulados e 236 modelos padron. O sistema BRT MOVE permite melhores condições de embarque em plataformas elevadas acessíveis nas estações de transferência e de integração. O pagamento antecipado da passagem permite um embarque mais rápido, o que diminui os tempos de viagem.

 

Uma central de monitoramento é responsável por fiscalizar e controlar a operação dos ônibus, os horários das viagens nos terminais, a supervisão de linhas, entre outras atividades de inspeção operacional. Além disso, as estações possuem vigilantes 24h com o objetivo de prevenir crimes e proporcionar mais segurança aos usuários.


Saiba um pouco mais dos corredores de BRT de Belo Horizonte

 

Luisa Zottis - EMBARQBrasil

 

BRT ANTÔNIO CARLOS PEDRO I

O corredor Antônio Carlos/ Pedro I entrou em operação em maio de 2014. Liga região hoteleira de Belo Horizonte ao complexo Mineirão/Mineirinho. Possui 16 km e tem capacidade de transportar 440 mil passageiros por dia. A frota operacional conta com 210 ônibus convencionais, 166 padron e 98 articulados. São três estações de integração e 25 terminais de transferência com distância de 500 metros entre eles.

 

BRT CRISTIANO MACHADO

Este corredor fica localizado nos bairros União e São Paulo. Possui 6 km de extensão e tem capacidade de transportar 300 mil pessoas por dia. São 10 estações com distância média 440 metros e 2 terminais de integração. Possui extensão 7,1 km, foi o primeiro corredor do sistema a entrar em operação, em março de 2014.

 

BRT ÁREA CENTRAL

O corredor  da Área Central teve suas obras concluídas em julho de 2014, e formado pelas avenidas Santos Dumont e Paraná, sua extensão é de 1,3 km.

 

QUEM CUIDA DESSE SISTEMA?

Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans)
Telefone: (31) 3429-0405
Site: www.bhtrans.pbh.gov.br

 

Fonte: Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) 

 *ATUALIZADO EM JULHO DE 2017

PUBLICIDADE