Belo Horizonte (MG)

Os projetos de sistemas BRT de Belo Horizonte fazem parte do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte (PlanMob-BH) que compreende 7 corredores exclusivos para ônibus a serem implantados ao longo de  9 anos. Esse plano tem o objetivo de alcançar uma divisão modal sustentável, com a diminuição das viagens por automóveis privados e aumentar as viagens por modos não motorizados. A rede de transporte público de passageiros da cidade é gerenciada pela Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans).


Em operação


O sistema BRT intitulado Move iniciou sua operação em 2014, nos corredores Antônio Carlos/Pedro I e Cristiano Machado. Atualmente, transporta cerca de 700 mil passageiros por dia. Esses corredores reduziram em 47% o tempo de viagem dos usuários com a utilização de veículos articulados, que têm maior capacidade para atender as linhas com demandas maiores e, também, com modelos padron, que atendem as linhas com demandas menores.
Nas estações, são oferecidos para os usuários serviços de informação eletrônica, com dados sobre horários de chegada e saída dos veículos, destino das viagens, entre outros. No BRT Move, a cobrança da tarifa é feita antes do embarque nas estações fechadas, o que reduz o tempo de espera dos veículos e torna a viagem mais rápida.
Uma central de monitoramento é responsável por fiscalizar e controlar a operação dos ônibus, os horários das viagens nos terminais, a supervisão de linhas, entre outras atividades de inspeção operacional.  Além disso, as estações possuem vigilantes 24h com o objetivo de prevenir crimes e proporcionar mais segurança aos usuários.
Saiba um pouco mais dos corredores de BRT de Belo Horizonte

 
BRT Antônio Carlos Pedro I


O corredor Antônio Carlos/ Pedro I entrou em operação em maio de 2014. Liga região hoteleira de Belo Horizonte ao complexo Mineirão/Mineirinho. Possui 16 km e tem capacidade de transportar 440 mil passageiros por dia. A frota operacional conta com 210 ônibus convencionais, 166 padron e 98 articulados. São três estações de integração e 25 terminais de transferência com distância de 500 metros entre eles.

 

BRT Cristiano Machado

Esse corredor fica localizado nos bairros União e São Paulo. Possui 6 km de extensão e tem capacidade de transportar 300 mil pessoas por dia. São 10 estações com distância média de 440 metros e 2 terminais de integração. A frota operacional possui 192 articulados e 236 padron. Esse sistema traz aos usuários segurança, conforto e a diminuição no tempo de viagem.
 

 
BRT Área Central


Já o corredor da Área Central teve suas obras concluídas em julho de 2014, mas ainda não entrou em operação. Sua extensão é de 1,5km. A frota vai contar com 644 ônibus convencionais, 340 padron e 35 articulados e terá capacidade de transportar 30 mil passageiros por dia nas cinco estações que possuem 260 metros de distância entre elas.


ÓRGÃO GESTOR RESPONSÁVEL
Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans)
Telefone: (31) 3429-0405
Site: www.bhtrans.pbh.gov.br